julho 14, 2014

Qual melhor idade para colocar aparelho??


A maior dúvida dos pais é: "...em que idade meu filho pode colocar aparelho?"

Na verdade, se essa pergunta está sendo feita é porque algum problema já foi detectado pelos pais. Normalmente, a partir do momento que se observa um problema, já se pode dar início à correção, independentemente da idade e se já tem, ou não, algum dente permanente. Na realidade, Quanto mais cedo se der a intervenção, mais simples será o tratamento ortodôntico.
Na dentição decídua (dentes de leite), quando se observa mordida cruzada ou falta de espaço para a dentição permanente, utiliza-se os aparelhos ortodônticos removíveis (móveis) para agir no início da instalação do problema evitando o agravamento do caso. A isso se chama ortodontia interceptiva.
Porém, nem sempre o diagnostico de mal-posiconamento dos dentes se dá antecipadamente, a maioria das vezes, é detecta no momento em que os dentes permanentes começam a nascer em posições inadequadas na boca, geralmente por falta de espaço. Nesses casos, de dentição mista (dentes permanentes com dentes de leite), já é indicado a utilização do aparelho fixo.

Portanto, quanto mais cedo for observada uma inadequação nos dentes, menos complexo será o tratamento futuro, chegando muitas vezes, até evitar extrações  futuras dos dentes permanentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário