junho 27, 2014

Fui ao dentista e ele "só trocou as borrachinhas" do meu aparelho!!

Já deve ter acontecido com você:  foi ao ortodontista e ele “só trocou as borrachinhas”.

Calma!!! O fato de ele ter “apenas trocado as borrachinhas” não quer dizer que o seu ortodontista não tenha ajustado o seu aparelho. Há um pensamento errado por parte dos pacientes, em que a troca dos elásticos, sem trocar os arcos (fios metálicos), não surte efeito na movimentação dentária.

A troca dos arcos é apenas um dos recursos que se utiliza nas manutenções. O fio metálico é preso aos dentes pelas ligaduras elásticas (borrachinhas), essa combinação, fio metálico +borrachinha, é que possibilita a movimentação dos dentes.  A troca do fio ortodôntico deve de ser feita, mas não quer dizer que tenha que ser realizada mensalmente. Nem sempre de um mês para outro o arco metálico irá trabalhar totalmente em sua plenitude, mas a substituição das borrachinhas, sim, necessita ser feita mensalmente, a fim de reativar o arco ortodôntico. Pois, em 30 dias as borrachas começam  a se decompor e perder as suas forças. Portanto, a simples troca das ligaduras elásticas, por si só, já é o suficiente para a movimentação ortodôntica.

Além disso, o movimento dos dentes também pode dar-se pelo uso de elásticos em correntes, molas ou outros acessórios, o que dispensa, também, a troca dos arcos ortodônticos mensalmente. 

É importante salientar, também, que se você não sentiu dor, não significa que o aparelho não está funcionando. As indústrias de materiais ortodônticos estão trabalhando cada vez mais para produzirem fios extremante leves, justamente, para o paciente não sentir dor.

 

Portanto, se você foi ao seu dentista e ele apenas trocou os seus elásticos e você não sentiu dor...RELAXE, isso não quer dizer que ele esta te enrolando. Qualquer dúvida ou insegurança, converse com o seu dentista. Um tratamento odontológico em que haja confiança entre paciente e profissional, com certeza é sucesso garantido.

                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário