maio 31, 2014

ATENÇÃO! Lesões na boca nem sempre são aftas!!!!

Na semana da Campanha Estadual de Combate ao Câncer de Boca, resolvi colocar para vocês descrições e características desta doença que mata cada vez mais no nosso estado. Conhecendo melhor o inimigo, fica mais fácil de combatê-lo. O texto que segue, foi baseado no site do Instituto Nacional do Câncer (www.inca.gov.br).

O câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca). O câncer de lábio é mais freqüente em pessoas brancas, e registra maior ocorrência no lábio inferior. O câncer em outras regiões da boca acomete principalmente tabagistas e consumidores frequentes de álcool.




Fatores de risco:
-idade superior a 40 anos
-alto consumo de álcool;
-fumo de cigarro ou cachimbo;
-má higiene bucal;
-uso de prótese mal adaptada;
-alimentação pobre em vitaminas e sais minerais;

Prevenção e Diagnóstico Precoce
Pessoas com mais de 40 anos de idade, dentes fraturados, fumantes e portadores de próteses mal-ajustadas devem evitar o fumo e o álcool, promover a higiene bucal, ter os dentes tratados e fazer uma consulta odontológica de controle a cada ano. Outra recomendação é a manutenção de uma dieta saudável, rica em vegetais e frutas.
A cirurgia e/ou a radioterapia são, isolada ou associadamente, os métodos terapêuticos aplicáveis ao câncer de boca. Para lesões iniciais, tanto a cirurgia quanto a radioterapia tem bons resultados e sua indicação vai depender da localização do tumor e das alterações funcionais provocadas pelo tratamento (cura em 80% dos casos). 



Para prevenir o câncer de lábio, deve-se evitar a exposição ao sol sem proteção (filtro solar e chapéu de aba longa). O combate ao tabagismo é igualmente importante na prevenção deste tipo de câncer.

Tratamento
Porém, como todo o câncer que tem como agente causal fatores externos conhecidos, a maneira mais eficiente de escapar deste mal é a prevenção, evitando-se o tabagismos e o álcool, não sendo possível evitar esses fatores, pois trata-se de vícios, o exame periódico passa a ser  a melhor alternativa.

O que você achou deste post? Dê a sua opinião, abaixo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário