maio 23, 2014

Infecções da boca podem matar, sim!!

Já é coisa do passado preocuparmos com cárie ou gengivite apenas com a intenção de evitar dor ou perda dos dentes. Já se sabe que a saúde bucal precária pode contribuir para sérios danos ao coração.
Estudos mostram que bactérias provenientes da cárie ou das infecções gengivais (gengivite ou periodontite) podem chegar à corrente sanguínea e instalar-se nas válvulas do coração comprometendo a circulação do sangue e o funcionamento do coração. Uma vez no coração, As bactérias se alojam no seu interior, provocando infecção no miocárdio, o que se chama de endocardite bacteriana. O principal sintoma é febre alta, decorrente da infecção e possui um alto de índice de mortalidade, de 10% a 50%.



Isso acontece com indivíduos que já apresentam alguma doença do coração, pois já há uma predisposição. Porém, um estudo feito pela Associação Odontológica do Paraná informa que o risco de problemas cardíacos é 25% maior em pacientes com problemas bucais como cárie, gengivites e periodontites.

Uma vez que a boca é responsável por 40% das endocardites, que tem como vilão a bactéria streptococos mutans, está mais do que indicado a prevenção através de uma adequada higiene ou tratamento das inflamações e infecções gengivais, bem como a restauração dos dentes abertos infectados por cárie.

O que você achou deste post? Dê sua opinião!

Nenhum comentário:

Postar um comentário