maio 23, 2014

Doença na boca da mãe pode afetar um bebê dentro da barriga???

Pode sim !!! Há inúmeras pesquisas que evidenciam a relação entre doenças bucais, partos prematuros, nascimentos de bebês de baixo peso e abortos.

Nas gestantes, as alterações hormonais, que elevam os níveis de progesterona e estrógeno, os enjoos e vômitos freqüentes além da mudança nos hábitos alimentares aumentam a acidez bucal e favorecem o desenvolvimento das bactérias na boca. Assim, os dentes e toda a mucosa ficam mais vulneráveis às cáries e às infecções na gengiva.

Lembrando que estar mais vulnerável não significa que terá a infecção, a doença! A inflamação ou infecção na boca apenas desencadeia-se na presença de placa bacteriana, independente de estar grávida ou não. E para não ter a infecção, não ter a cárie, não ter as bactérias é necessário evitá-las com uma excelente higiene bucal e alimentação balanceada.

A formação e desenvolvimento do bebê dependem de fatores externos relacionadas à gestante. Fatores desfavoráveis durante a gravidez como carência nutricional, infecções ou algumas medicações em excesso podem influenciar para uma má formação e desmineralização dos dentes do bebê.

Texto compartilhado de Dra. Fernanda Mamede, BA.

O que você achou deste post? Dê a sua opinião, abaixo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário