setembro 15, 2014

Aparelho Lingual! Corrigindo o sorriso com total discrição.

Já pensou em corrigir os dentes sem que ninguém perceba que você utiliza um aparelho ortodôntico? Isso é possível com a Ortodontia Lingual, uma técnica em que os braquetes são fixados na parte de trás dos dentes, indicada para aqueles pacientes que querem total discrição no tratamento ortodôntico. 
Praticantes de esportes de contato também estão optando por este tipo de aparelho, uma vez que elimina qualquer risco de lesão nas mucosas diante de um trauma.

Ao contrário do que se pensa, não é mais desconfortável que os aparelhos convencionais (colados pela frente dos dentes), justamente, por ser colado próximo à língua, é um aparelho fabricado em tamanho pequeno, gerando um maior conforto para o paciente.

Muitos ortodontistas que não trabalham com esta técnica, acreditam que o aparelho cause interferência na mordida. Isto é um mito, pois, interferências na mordida podem ocorrer em qualquer técnica empregada. Os braquetes linguais foram projetados para que permitam um encaixe perfeito entre as arcadas. O ortodontista ainda dispõe de artifícios para que isso não ocorra tanto na técnica lingual, quanto na convencional.


Outra vantagem deste sistema, é que, por a força ser aplicada mais próxima ao centro de resistência do dente, faz com que todas as forças transmitidas resultem em uma movimentação mais eficiente, resultando num tratamento mais rápido. 

A maior dúvida é quanto ao seu custo. Além do custo do material para o Dentista ser bem maior que o convencional, está técnica requer mais habilidade do Ortodontista, pois o acesso aos dentes é mais dificultada e as movimentações são todos ao contrário do aparelho colado pela frente. Tudo isso faz com que o aparelho tenha um valor maior. Porém, por ser um aparelho que proporcionará menor tempo de tratamento, o paciente pagará menos mensalidades, o que no final das contas irá ficar, praticamente, o mesmo valor do convencional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário