junho 10, 2014

Como higienizar os dentes com aparelho ortodôntico.

Um dos maiores problemas que se vê durante o tratamento ortodôntico é o alto índice de cárie e gengivite decorrente da má-higiene. Devido a isso, seguem algumas dicas de higiene para evitar estes problemas.

Na clínica gosto muito de recomendar a escova ortodôntica da Oral-B, mas há outras marcas também no mercado. As cerdas possuem uma cava no centro que atingem tanto aos bráquetes quanto à superfície dos dentes.
Outro instrumento auxiliar que indicado, são as escovas interdentais. Ela é muito eficiente para limpar entre os dentes e ao redor dos bráquetes do seu aparelho, por baixo do fio ortodôntico. Essa é uma região que acumula muita placa e tem um alto risco de cáries. Essas escovas podem ser encontradas em farmácias e supermercados. Veja o vídeo ao lado.


Após as refeições, além da escovação, limpe os dentes com um fio dental de ponta regida (Super Floss da Oral-B é uma boa dica) ou utilize fio normal com a ajuda de um passa-fio(tipo uma agulha de costura em formato curvo). Não utilize palitos de dentes, eles podem danificar o aparelho ortodôntico.






Bochecho diário com  enxaguantes bucais, que contenham flúor, também é recomendado para a prevenção de cárie e gengivites.

As  armas contra cárie e infecções gengivais você já conhece, agora é só utilizá-las. Retirar o aparelho e ficar com os dentes bem alinhados, mas com lesões de cárie e gengiva sangrando....não é nada legal!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário